quinta-feira, 13 de agosto de 2009

MORO, Juan Martínez-La ilustración como categoria, una teoria unificada sobre arte y conocimiento. Gijón: Ediciones trea, S. L. 2004




É com certeza um dos últimos regalos literários sobre o estudo da Ilustração num plano mais teórico, que tive o prazer de ler. Não obstante outros livros sobre o mesmo tema, devo referir a importância da sua leitura para contextualizar as várias abordagens, ou disciplinas da Ilustração.

Juan Martinez Moro identifica e desenvolve no seu estudo, relações nucleares entre a Ilustração (e as suas categorias), com outras disciplinas como a filosofia, a ciência, a religião etc... Confrontando-as com a Arte, a epistemologia, a sociedade e o seu constante "devir".

Ao longo da leitura deparamos-nos perante uma constante acareação entre vários autores como Kant, Gaston Bachelard para uma visão filosófica e Alexander Gottlieb Baumgarten fundador da estética como disciplina filosófica, passando por Lévis-Strauss numa perspectiva antropológica, e muitos outros interligando-os constantemente com os temas abordados.

A ilustração como pensamento visual, como imagem estética de um tempo e fenómeno de pensamento, fazem da sua leitura uma viagem, alicerçando-nos com novas visões e pensamentos científicos, sobre o que é hoje o paradigma da Ilustração.

Não se pretende aqui fazer um resumo da obra, mas não posso deixar de citar algumas reflexões do autor para assim despertar e aguçar o interesse pela sua leitura. 


"La variedad de contextos en los que se aplica el concepto ilustración está en relación directa con el peso específico que, como recurso epistemológico, tiene en nuestra cultura...Ello nos lleva a identificar el concepto de ilustracion con una necesidad prioritaria por comunicar información y conocimiento del orden que sea: religioso, hermético, filosófico, moral, político, social, científico e o estético; que ha adoptado diferentes modelos y formulas a lo largo de la historia de la creación de imágenes." Página 57.


"...hace que la ilustración se identifique con el alumbramiento de la razón, en el sentido de servir para iluminar al entendimiento, difundir la ciencia o el saber, instruir o civilizar". Página 59.


"El género de la ilustración se configura históricamente sobre la base de las posibilidades que en cada época han oferecido las técnicas de reproducción de la imagen, que en el pasado fueron los procedimientos tradicionales de grabado y que hoy se extienden a todas las formas mecanizadas, industriales e informatizadas de reproducción gráfica". Página 80.


"Así pues, desde que el arte ha optado por la vía epistemológica, la presencia mayor o menor de un concepto de ilustración asociado a la realizacion artística parece inebulible. Pese a ello, echo aún no ha sido asumido por ciertos sectores de la crítica, por otra parte, paradójicamente integrados en una dinámica valorativa que atiende con preferencia a los contenidos discursivos, temáticos, citacionistas, coyunturales y teóricos de la obra y del artista. Incluso alguns críticos consideran la ilustración como el mal del arte de nuestro tiempo, o como aquel elemento cuya sola presencia representa la antítesis de lo que debe ser una obra artística. Frente a ello, la ilustración como categoria no encuentra sino pleno apoyo teórico e ejecutivo" página 243


Em suma, uma leitura essencial para aprofundar, conhecer e acabar com preconceitos sobre a ilustração. Uma reflexão científica que aborda à luz de vários autores, a inter-relação entre a arte, o conhecimento, a mensagem, a sociedade e a sua cultura.  

Sem comentários:

Enviar um comentário